DERMATOLOGIA CLÍNICA
A dermatologia clínica é a formação médica da área da saúde da pele, unha e cabelos.
Os dermatologistas clínicos estão aptos para atendimentos clínicos para avaliação, diagnóstico e tratamentos de peles, cabelos e unhas - tecidos moles (mucosas) também estão inclusos nas especialidades clínicas de um dermatologista.
A pele deve ser tratada como outros órgãos que merecem todos os cuidados com a prevenção, check ups e orientações de um profissional.
O dermatologista realiza o atendimento clínico em idosos, adultos e crianças - pois alterações da pele e tratamentos podem ocorrer em qualquer fase da vida.
Câncer de pele, pintas, manchas, vitiligo, psoríase, envelhecimento, alterações de pele por estrias ou celulites, lesões na pele, brotoejas, coceiras, doenças inflamatórias, melasma, sarna, rosácea, espinhas, oleosidade excessiva, dermatites, eczemas dentre tantas outras disfunções da pele podem nos levar até um dermatologista.
Mas é verdade também que o cuidado com a pele pode e deve ser tomado em todas as épocas da vida, sem que haja a necessidade de um diagnóstico de doenças ou disfunções.
As visitas periódicas ao dermatologista clínico podem evitar diversos problemas de pele mais avançados.
Vale se programar para isso, anotando e observando previamente o comportamento do seu corpo meses antes da consulta. Uma conversa franca com seu dermatologista pode possibilitar que ele detecte, através dos seus hábitos, rotina, cuidados, produtos cosméticos e até sua alimentação possíveis disfunções, problemas ou maus hábitos que acarretem em consequências para a sua pele, mais pra frente.
É importante que você conte sua rotina exponha suas dúvidas, que podem dar ao dermatologista discernimento para detectar, avaliar, diagnosticar, solicitar exames ou indicar novos cuidados, hábitos, medicamentos ou cosméticos que possam auxiliar no cuidado com a sua pele, cabelo e unhas - com o objetivo que você fique mais saudável e que também possa cuidar do seu corpo, da sua estética, com mais atenção e cuidado.